
Olá, meu nome é Joelma Vanderley sou estudante do 2º ano, (3ºsem.) de Desenho de Moda, na Faculdade Paulista de Artes.
Meu objetivo é a especialização na área de acessórios (bolsas e sapatos), em função disso quero passar informações corretas sobre o assunto, colocando as pessoas cientes de que Moda em todos os sentidos não é só roupa e acessórios, mas sim cultura, e que desde os primórdios já faziam parte da nossa vida e sociedade. Assim segue abaixo o início dessa curiosa história.
Como eram as bolsas? Como surgiram? Em seguida teremos um breve relato sobre a história e evolução das bolsas.
A bolsa surgiu na Idade Média, uma das primeiras citações sobre bolsa feminina, encontra-se na Bíblia, no livro de Isaías.
A bolsa é usada por homens e mulheres de diferentes classes e culturas, durante a Idade Média, as bolsas foram usadas para carregar uma série de implementos indispensáveis aos hábitos da época. Existem vários tipos de bolsas para determinados fins, onde também são chamadas de: saco, sacola, pochete, bolso, carteira, retícula, entre outros. As bolsas femininas de antigamente eram menores, com o passar dos tempos ela foi aumentando, pois os itens que são carregados hoje aumentaram como espelhos, escovas de cabelo e dentes, carteira, entre outros. As bolsas masculinas de antigamente eram maiores, em forma de pasta para carregar documentos e materiais de trabalho, indicando status. Hoje já existem bolsas tira-colo para homens, estilizadas.
Gostaram do início da história?
Semana que vem tem mais.
Obs: A bolsa da foto, foi encontrada em escavações arqueologicas no interior de São Paulo, pertencia aos indios locais, e é datada do século VIII.
Joelma Vanderley.
Nenhum comentário:
Postar um comentário